quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Uso da Chupeta atrapalha na amamentação?

Oi Soninha, sobre a chupeta, eu vinha evitando usá-la com receio de que isso atrapalhe a amamentação (pela confusão de bicos). Mas, quando ele tem cólicas e chora muito, ele mesmo coloca a mãozinha ou um dos dedos na boca e chupa meio que  desesperadamente. Por isso, quando vejo fazendo isso, comecei a utilizar a chupeta, mas ainda com receio. Sempre ouvi falar q não se deve dar a chupeta, mas na prática, ela tem ajudado nisso. Me sinto um pouco mal de fazer isso, sabe? Não queria dar a chupeta, mas ela tem ajudado nos momentos de cólica intensa, parece que acalma ele. Qual a sua opinião Soninha? 

Os pediatras recomendam o uso da chupeta após a terceira semana de vida ou com a amamentação já estabelecida. Deve ser utilizada de forma racional, apenas durante o sono ou como um calmante imediato, no dia a dia, para acalmar e induzir o sono de bebês mais agitados, irritadiços  ou para os bebês que  têm necessidade intensa de sugar. Se a chupeta for oferecida nos primeiros dias de vida, quando o bebê ainda está aprendendo a mamar, pode prejudicar a amamentação sim, pois o bebê poderá fazer a confusão de bicos. A chupeta pode confundir o bebê, que ainda está aprendendo a mamar. É muito diferente a forma de sugar um seio da sucção da chupeta. 
O ideal é tirar a chupeta o quanto antes, de preferência quando a criança completar o primeiro ano de vida, pois segundo opinião dos ortodontistas o uso prolongado pode causar alterações na postura da língua, na fala e respiração do bebê. Para os pediatras as infecções do ouvido  médio, diarreias e parasitoses intestinais ocorrem com mais frequência nas crianças que usam chupeta. 
Há dados indicando que nove de dez mães dão a chupeta se o filho que acabou de nascer está chorando. E cremos que a maioria das mães a inclui no enxoval trata-se de um habito que vem sendo utilizado a séculos. Os pais devem Tentar  conhecer o bebezinho,  nos primeiros dias. Chupeta é exceção. 


Veja alguns conselhos:

Usar a chupeta se o bebê tiver uma necessidade intensa de sugar: Não deve ser ofertada com tanta liberdade, e  não deve fazer parte do enxoval, se oferecida,  o bebê vai sugar e se deliciar;
Usar a chupeta mais simples, que não seja colorida e não  lembre um "aviãozinho" ou um "coelhinho", ambos sedutores;
Ter apenas uma chupeta: Várias estimulam o uso;
Manter a chupeta escondida e em recipiente fechado, não pendurar na roupa;
Se a chupeta cair no chão, deve ser higienizada; Os odontólogos recomendam as ortodônticas e preferentemente devem ser de silicone;
Trocar a chupeta a cada três meses: Preferentemente por outro tipo, na tentativa de reduzir o apego;
Não oferecer a chupeta sempre que a criança chora:  Tentar acalmar a criança sem a chupeta, ofertar o consolo quando realmente necessário , por exemplo na hora do soninho e retirar logo que a criança adormeça.

Quando começar a tirar a chupeta?

O ideal é planejar o desestímulo logo no início do uso.


Enfermeira Soninha Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário